top of page

\apartamento nogueira

_DSF5802.jpg

PARA VIVER E SER VIVIDO

 

Um lar não é simplesmente o lugar onde a gente mora. É o lugar onde a gente vive. Isso faz toda a diferença na concepção dos projetos da Très Arquitetura e este apartamento é um ótimo exemplo disso.

 

Os clientes, um casal 70+, chegaram até nós através do filho e da nora, que já haviam nos contratado anteriormente. Isso, por si só, torna o projeto especial, pois já chega enraizado numa relação pré-existente de confiança e parceria.

 

Mas, para além disso, havia também o cuidado, o afeto, o carinho manifestado em cada sugestão que o filho acrescentava ao projeto, numa demonstração de zelo com os pais que foi um norte fundamental para o nosso trabalho.

_DSF5824.jpg
_DSF5904.jpg

A partir das necessidades do casal, da atenção do filho e da nora, e da nossa abertura em ouvi-los, foram surgindo espaços elegantes, sofisticados, funcionais e acolhedores.

 

O foco inicial do projeto foi desenvolver ambientes acessíveis, seguros e com boa circulação. A fluidez das áreas sociais deixa evidente esta preocupação. 

 

Inicialmente, o layout se apresentou para nós como um desafio, pois queríamos otimizar da forma mais inteligente possível os espaços. Após alocarmos a sala de jantar no local ideal para o cotidiano do casal, ficamos com um espaço disponível que era pequeno demais para um living e grande demais para não ser aproveitado.

_DSF5745.jpg

Nossa ideia, então, foi criar, ao lado da sala de jantar, um estar íntimo, com três poltronas, sendo que, duas delas, de jacarandá, já faziam parte do acervo da família. Delimitado por um tapete orgânico, o ambiente se conecta muito naturalmente ao pórtico que dá acesso à varanda, aqui transformada em living.

 

Com uma vista gostosa e uma iluminação que banha toda a área social, o living é a estrela do projeto. Cada detalhe ali, foi pensado para que os moradores pudessem viver aquela casa nos momentos mais simples do dia a dia. Poltronas confortáveis para um bate-papo sem hora para acabar, uma mesa de quatro lugares que serve de apoio para um momento de leitura e para as refeições diárias. Logo ao lado, uma bancada de apoio com cuba dá a assistência necessária para um café da manhã ou um chá da tarde com muito conforto e praticidade.

 

Ainda na área social, temos um home com um sofá convidativo, ideia do filho, já imaginando os momentos em que vai estar ali com os pais. E a cereja do bolo, um lavabo charmoso, que tem a cuba esculpida na pedra, a arandela e o papel de parede como elementos chave que transformam um espaço tão pequeno num ambiente com vida e personalidade.

Tanto home quanto lavabo são acessados por meio de portas de abrir que se camuflam na marcenaria. A marcenaria, aliás, é o grande trunfo do projeto. O elemento que amarra toda a área social, criando uma conexão natural entre os espaços e deixando a vida da família mais prática.

 

Funcionalmente, a maior demanda da marcenaria era criar pontos de armazenamento que pudessem acomodar tudo o que trouxeram das moradas anteriores. Compartimentos que deixassem aqueles itens mais utilizados bem acessíveis e organizados. O grande destaque é a louçaria, frequentemente acessada pela esposa quando recebe as amigas para um café.

 

Esteticamente, a palavra de ordem foi equilíbrio. A madeira Nogueira americana protagoniza a marcenaria enfatizando a pretendida sobriedade do projeto que, não por um acaso, batizamos de Apartamento Nogueira. Por ser uma madeira mais escura, buscamos trazer o contraponto em elementos claros: o fundo da marcenaria em limestone persiano, os painéis em laca clara e o piso de toda a área social em travertino romano.  O resultado é leve e harmônico.  

_DSF5828.jpg
_DSF5751.jpg
_DSF5824.jpg
_DSF5848.jpg
_DSF5907.jpg
_DSF5894.jpg

Um visual que se mantém também na cozinha. Embora não se integre às salas, este ambiente também preza por funcionalidade e praticidade para o cotidiano. Nas áreas íntimas não é diferente. O banheiro do casal, onde predominam os tons de cinza, é clean, elegante e preparado para que ambos preservem sua autonomia.

 

Uma particularidade do projeto é que cada membro do casal possui seu próprio quarto. Para o da esposa, ouvimos ao pedido amoroso do filho para que a mãe tivesse o quarto mais lindo do mundo. E assim foi feito: um espaço lindo, que atende ao gosto dela e suas necessidades cotidianas. A bancada de escritório, por exemplo, foi pensada para que ela tivesse um espaço para resolver suas demandas do dia a dia.

 

O dia a dia, aliás, foi nosso farol na condução de todo esse projeto para que, da hora de acordar à hora de dormir, os moradores pudessem se sentir confortáveis, livres, autônomos, seguros, vivos. Porque o lar é um lugar para se viver. Em cada uma das estações da nossa vida.

_DSF5918.jpg
bottom of page