top of page

\casa caramelo

CASA CARAMELO - TRES ARQ-9.jpg

Onde você quer envelhecer? Onde você quer ver seus filhos crescerem? Essas perguntas só encontram uma resposta definitiva se existe um lugar no mundo que te desperta o mais genuíno sentimento de conexão. Para esta família de clientes queridos este lugar existe e nós o batizamos com o adorável nome de Casa Caramelo.

CASA CARAMELO - TRES ARQ-11.jpg
CASA CARAMELO - TRES ARQ-25.jpg

Trata-se da casa da família, o casal, as três crianças e um cachorro, localizada num condomínio em Campinas, para a qual tivemos a alegria de desenvolver a arquitetura de interiores.

 

Aqui, a conexão se manifesta em diversas camadas. A começar pelas nossas escolhas para revestimentos, acabamentos e paleta de cores.

CASA CARAMELO - TRES ARQ-1.jpg
CASA CARAMELO - TRES ARQ-12.jpg

Nuances terrosas com a presença pontual e estratégica do verde dão o tom de todos os ambientes, nos dois pavimentos. A marcenaria, dominada pelo freijó, é outro elemento que se repete, enfatizando a sensação de aconchego que só a madeira é capaz de proporcionar. Harmonia ainda mais evidenciada pela presença constante dos painéis ripados, que denotam todo o nosso cuidado com os detalhes.

CASA CARAMELO - TRES ARQ-19.jpg
CASA CARAMELO - TRES ARQ-7.jpg
CASA CARAMELO - TRES ARQ-38.jpg
CASA CARAMELO - TRES ARQ-3.jpg

O painel de madeira ripada assume aqui o papel de fio condutor que camufla as portas do lavabo e o acesso ao subsolo, ao mesmo tempo em que direciona o fluxo para esta grande galeria que é a área social. No living, conforto se encontra com design. Se a ideia da família é envelhecer ali, apostamos em clássicos atemporais, como a icônica poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues, por exemplo.

Os armários em laca verde escura trazem charme e personalidade, sem deixar a organização de lado. Mas o grande trunfo é a ilha, onde a família se reúne para as refeições rápidas do dia a dia. Sobre ela, prateleiras suspensas com plantas, que entram em cena para amarrar a conexão com a área externa, onde um living ao ar livre, despojado e convidativo se arranja despretensiosamente.

 

No segundo pavimento, a evidência de que conexão e harmonia nos guiaram em todo o projeto. Nos três quartos e home office, temos a relevância de cores e materiais que também protagonizaram o primeiro piso.

A conexão é tão natural que nem a escada, com degraus vazados e guarda-corpo de vidro, cria uma barreira visual. Do living ao jantar se avança com facilidade. Neste ambiente, portas camarão criam a possibilidade de isolar a cozinha, caso necessário. A cozinha, aliás, é a típica cozinha-coração da casa. Com três crianças e adultos que podem trabalhar em home office, o ambiente funciona a todo vapor. Esta dinâmica familiar nos impôs um desafio: criar uma cozinha bonita, com cara de ambiente social, ao mesmo tempo em que a funcionalidade fosse prioridade. Desafio aceito, desafio cumprido.

CASA CARAMELO - TRES ARQ-16.jpg
CASA CARAMELO - TRES ARQ-39.jpg

Para os quartos dos filhos, nossa prioridade foi desenvolver projetos que pudessem acompanhar o crescimento das crianças e se adaptar facilmente às diversas fases da vida. O caráter lúdico se faz presente pontualmente, por meio da inserção de cores e elementos como a minibiblioteca, como estímulo à imaginação.

 

Já no quarto do casal, o painel ripado, que abraça a cama e as mesas laterais, se une à cabeceira estofada e ao piso de madeira para criar um ambiente indiscutivelmente aconchegante.

 

A suíte oferece ainda todo o deleite de um banheiro que valoriza o match perfeito entre o travertino e a madeira, traz a praticidade das duas duchas e ainda oferece a cereja do bolo mais que desejada: uma banheira de imersão. O cenário perfeito para que o casal possa se conectar.

 

Porque é isso o que a nossa arquitetura faz.

Conecta ambientes.

Conecta materiais.

E conecta, principalmente, pessoas.

CASA CARAMELO - TRES ARQ-43.jpg
CASA CARAMELO - TRES ARQ-29.jpg

A conexão, porém, não se dá apenas pela percepção de coesão estética dos ambientes. Ela também é física. Na Casa Caramelo, integrar foi palavra de ordem. Envolta por aberturas de vidro no primeiro pavimento, a residência estabelece, antes de tudo, uma conexão visual com seu entorno. Do lado de dentro não é diferente. Cozinha, jantar living, varanda e home se interligam com fluidez e organização visual. 

bottom of page